quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Exagero do Entretenimento


Faz-me uma confusão desgraçada que, se um certo conceito de entretenimento (um enredo, um site, uma ideia, pick your choice) é popular (vampiros, imagens hipsters, imagens cómicas ao estilo 4chan/9gag, etc, etc), as pessoas acham por bem criar 5000 outras variações do conceito pioneiro da 'moda'. Isto traz única e exclusivamente a saturação e a exaustão. Tantas cópias e variações retiram o prazer do entretenimento, a qualidade e até a excitação de ver algo de novo. 
Tudo bem, eu não me importo com mais e mais filmes/livros de vampiros (toda a gente sabe que tenho um soft spot por esses), mas importo-me com as consequências: discussões estúpidas e sem fundamento sobre um tópico tão variado como acontece, por exemplo, quando se fala de música (vejo cada coisa na Internet que é mesmo de carregar no x e tentar não matar alguém virtualmente, embora adore o tópico) ou quando se fala de pessoas com estilos diferentes. No que toca às crescentes páginas de humor à lá 4chan, epá...eu gosto muito de humor, mas tudo o que vejo são traduções e re-traduções de piadas antigas, reposts por todo o lado....ver a mesma piada 5 vezes já cansa, quanto mais 10. 
Esta redundância e falta de inovação cria apenas clones: pessoas clones, programas clones, livros clones. O conceito de inédito perde-se, tornamo-nos em seres todos iguais que discutem por terem opiniões diferentes em vez de quererem partir à descoberta de novidades dentro de um tópico. É necessário andar para a frente e inovar, senão cria-se uma opinião generalizada sobre tudo: ah e tal música pop é uma merda, ah e tal vampiros perderam a qualidade e são gays, ah e tal aquelas pessoas são todas iguais e deprimentes, ah e tal, ah e tal...
Eu mesma caio nestes erros volta não volta, porque é quase impossível ser-se diferente sem se ser criticado, e é fácil criticar-se um grupo de pessoas/livros/filmes/etc que sejam semelhantes. 
O pensar antes de falar, o experimentar antes de por de lado, o inovar e o dar o beneficio da dúvida são conceitos cada vez mais importantes numa sociedade rodeada da cultura pop, das bilheteiras, dos media e das opiniões. 
xoxo

1 comentário:

  1. Subscrevo o que escreveste. =)

    E nop, não sabia que andavas a trabalhar. :O
    Convenhamos que ando desactualizada deste mundo. -.-'

    ResponderEliminar