segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Aspirações, Sonhos e Realizações

É tão desesperante quando pessoas que são mais novas ou da nossa idade ou um ou dois anos mais velhas já fizeram algo que valha a pena contar, algo que dê dinheiro, algo que os torne objecto de culto por parte de alguém, enquanto nós continuamos aqui sem fazer nada. 
Quando somos mais novos temos imensos planos de vida: "Aos 18 tiro a carta" , "Aos 20 saio de casa e sustento-me com um part-time", "Aos 22 de certo já sou alguém na vida", and so on. Na verdade, enquanto crianças, ligamo-nos bastante à ilusão de que a idade adulta trás consigo independência e liberdade, o que percebemos mais tarde não ser de todo verdade. Como nos dizem que aos 18 somos adultos, legalmente, pensamos que num estalar de dedos vamos poder ter tudo o que sempre quisermos. No entanto, com o passar do tempo percebemos que tal é pura imaginação, e que se queremos algo tínhamos de ter começado a trabalhar nisso há algum tempo. 
É algo injusto, se me perguntam a mim. As crianças têm uma noção completamente diferente do mundo e se os adultos não as estimularem de forma certa (pô-los em actividades extra-curriculares de algum tipo - por exemplo), as ditas cujas vão simplesmente viver abstraídas das possibilidades daquilo em que se podem tornar - veterinários, músicos, karatecas, escritores, professores de yoga, etc, etc. E, quando chegam a uma idade em que compreendem o mundo da mesma forma que a sociedade e descobrem algo que gostariam de fazer, das duas uma: ou têm a lata, a coragem e a disponibilidade para seguir o sonho, ou perdem-se na zona "cinzenta", engravatada, monótona e desprovida de imaginação, criatividade e sonhos da comunidade - o que é simplesmente triste.
Eu, pessoa que nunca frequentou ballet, escola de música, clube de xadrez nem nada parecido, pessoa que não tem apenas um sonho e que adoraria fazer imensas coisas, espero, apenas, que algum dia encontre a coragem e tenha dinheiro suficiente para viver a vida. Não quero ser uma pessoa resignada com a vida embora aceite as situações que me aparecem à frente e as tente aproveitar ao máximo. Quero viver uma vida colorida e interessante. Conhecer gente. Tocar instrumentos. Jogar xadrez na praia. Dançar em Tokyo, em Londres ou em Sydney. Conhecer os meus ídolos. Fazer algo que faça de mim o ídolo de alguém. Ajudar quem precisa de forma original. 
Já tenho 20 anos. Tenho de por mãos à obra.

xoxo

1 comentário: