quarta-feira, 9 de novembro de 2011

iTunes

Eu adoro o iTunes, no entanto, e muito francamente, nunca seria capaz de comprar música através da loja deles. Porquê? Pela mesma razão que não compro e-books. E porque eles só aceitam cartão de crédito.
No que toca a productos digitais eu sou muito tradicional, prefiro copias físicas. Toda a emoção de comprar música está no acto de abrir a caixa do CD pela primeira vez, inspeccionar o booklet, a imagem do CD, a imagem na parte de trás do suportezinho do CD. Comprar música digitalmente apenas te dá copias mp3 do ficheiro. Sure thing, podes gravar um CD com elas mas isso também fazes se piratiares as ditas cujas. E, se não for feito um backup dos ficheiros, estamos sujeitos a perder as músicas nas quais gastámos dinheiro? (Nisto não tenho grande confiança, porque não sei se o iTunes providencia algum tipo de solução, do estilo um link de download permanente?) . 
De qualquer forma, é uma boa solução se já não existir cópia física do CD (mesmo assim prefiro procurar cópias em segunda mão no amazon ou ebay), ou se o CD não estiver disponível no nosso país (continuo a preferir encomendar do amazon). Mas não me agrada nada. Tira todo o sentido de proximidade para com o artista ou banda. 
E, imaginem, se for a uma sessão de autógrafos, eles não me vão assinar ficheiros mp3 de certeza! (Não que vá a uma em breve, mas é nestas coisas que penso).
However, e porque nem tudo é mau, o iTunes tem algo muito bom: Singles Of The Week, se um single que gostamos for SOTW, podemos fazer o download grátis através do iTunes. Outro dos perks deste programa é fazer livestream do festival dedicado a ele (o qual só consegui ver pela conta de uma amiga). O que é uma treta para mim porque para fazer uma conta no iTunes tenho de colocar o número do meu cartão de crédito, coisa que não quero fazer, logo não beneficio disto. 
Continuarei a comprar cópias físicas e a armazená-las na minha biblioteca de qualquer forma, e a batalhar comigo própria se deva ou não aceder a uma conta do iTunes para ter música legal e grátis (isto tendo em conta que no mínimo 2 bandas que adoro já tiveram esta 'promoção').

xo

1 comentário: