terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Labirinto do Fauno

Hoje decidi dar uma olhadela por um filme bastante conhecido: O Labirinto do Fauno (Pan's Labyrinth). A minha decisão baseou-se, pura e simplesmente, em ter visto um live chat ontem à noite, pela minha mais recente celebrity crush (Joel Kanitz), no qual o assunto emergiu e ele admitiu que este era o seu filme preferido. Há muito tempo que o filme estava na minha lista, atenção, mas precisei de um empurrãozinho. 
Pois bem, eu tomei conhecimento deste filme porque, à primeira vista, tem uma aparência muito Tim Burton-esca, sendo que quando vi a capa pensei mesmo que fosse dele, até ler que era um filme espanhol por Guillermo del Toro. Dito isto, é um filme de fantasia sombria, a roçar o terror e definitivamente não recomendado a criancinhas abaixo de 8 anos nem a pessoas muito sensíveis.
O filme passa-se na época da guerra civil espanhola. Temos Ofélia, uma menina de 9 anos cuja mãe, grávida, casou com um capitão franquista que, por sua vez, leva o seu trabalho muito a sério e odeia Ofélia. A menina, como é habitual, acredita em contos de fada, e 'escapa' para esse seu mundo. Nunca pensou ela em encontrar, no labirinto perto da casa do capitão, um fauno que lhe contasse que ela era na realidade a reencarnação de uma princesa. Este é o resumo básico, o resto terão de ver. 
Devo dizer que o filme está genial, tem bastante originalidade e suspanse. O final é surpreendente e abre alas para outras interpretações. 
Recomendo vivamente que o vejam, se forem fãs do estilo. Por agora, deixo o trailer, em inglês, com legendas PT-BR. (nota: eu vi o filme em espanhol, a língua original)


1 comentário: