segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Selo - Campanha de incentivo à leitura

Obrigada à Ray pelo selo e tal, até que se enquadra bem na nossa relação sendo que me estás sempre a impingir livros quando já tenho um monte bem definido em lista de espera! 
Não vou dar o selo p'ra ninguém, é meu e pronto. (Mais porque realmente não tenho a quem passar visto que todos os blogs a quem poderia dar já o têm!!)

A pergunta à qual temos de responder, no entanto, parece-me boa:
Qual Livro Indicaria Para alguém Começar a Ler?

Epá! Pois! E agora!?
O meu inicio com os livros foi atribulado. Nunca fui uma criança dada à leitura, nem de BDs!! A minha mãezinha bem que me lia Anita e livros que tais e eu adorava! Sempre adorei ouvir histórias sobre os mais diversos temas, mas ler...não era comigo!
A minha mãe até me comprou os primeiros dois livros do Harry Potter que devo dizer: nunca li na integra. E quando os ler terei de os ter todos em mão! (Na altura já tinha visto o primeiro filme e embora tenha conseguido devorar 100 e tal páginas numa manhã, acabei por não terminar o livro, porque, bem, já sabia o que ia acontecer!). Acho que comecei a ler mesmo, mesmo, com A Filha Dos Mundos (Inês Botelho, Triologia do Ceptro de Aerzis) ou então com o Portão do Corvo (Anthony Horowitz, Poder dos Guardiães). Tudo isto para dizer que: Acho que o melhor para começar são livros que abranjam várias temáticas, para que possamos escolher a que mais nos interessa!
 Assim, (Ah bolas, a capa da edição nova é mais bonita que a minha!) A Filha dos Mundos é bom para as meninas, traz romance, suspense, mistério, provas de valor e tomadas de decisões que influenciam tudo e todos e é de fácil leitura!
Ou para os rapazinhos, o meu amado Portão do Corvo que entretanto já li mais do que uma vez e que adoro. Trás-nos muito suspense e mistério e revolta-nos pelo destino da personagem principal!!
Ambos os livros são dentro do género fantástico porque, epá, sou amante deste género! E é giro ver que não recomendei nada com sugadores de sangue ou lobi-gajos (tendo em conta que metade das minhas prateleiras são compostas por livros de vampiros) !!
Também gostei das sugestões da Liliana Lavado para livros de crianças. Lembro-me de "ler" o do Andersen quando era pequena, porque achava piada às imagens lindas que o meu exemplar tem!

4 comentários:

  1. Are you kidding me?? :P

    Li o livro da Inês Botelho quando tinha 15 anos, por aí... Só li o primeiro, mas adorei na altura! Comprei há uns tempos o 2º volume da trilogia, em versão bolso, mas ainda não tive tempo de lhe pegar :P

    O outro não conheço!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. tendo em conta o género (o infame "juvenil") são muito bons. Do meu ponto de vista, juvenil ou não, são perfeitos mesmo. O segundo releio sempre que posso, pois a personagem principal ganhou um cantinho privilegiado no meu coração ahah.

      Eliminar