quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Como vender livros

Há muito tempo que tenho vindo a cozinhar por dentro no que toca às "partes de trás" dos livros e DVDs.
Já alguma vez vos aconteceu verem um livro com uma capa giríssima e pensarem "uau, se a sinopse for interessante, I'm so buying it!" e, quando chega o momento da verdade e viram o livro de cu, se deparam com algo do estilo: 
«Meu, this book is the fucking best shit ever!!»
 - Cit Autor Super Mega-Overrated e na Moda

Pois! Quantas vezes! (Já para não entrar no facto de os livros da trilogia Hunger Games terem citações da Stephenie Meyer, moving on.)
A questão é que, quando eu vou comprar um livro, estou-me nas tintas (!) para o que as editoras/autores/o Papa acham do livro. Se eu quiser ler reviews, vou à Internet (abençoado século XXI). 
Isto porque odeio opiniões sobre algo que ainda não li ou vi. É uma das formas mais horriveis de me tirar o interesse por algo. É como se todos os autores/editoras/Papa me julgassem por ler algo sobre o qual já têm opinião formada. Do estilo: se eu odiar sou estúpida, e se forem eles a odiar, porque me daria ao trabalho de ler? É daquelas coisas bonitas que estudamos em Psicologia no primeiro ano - utilizar "autoridades" em publicidade de modo a condicionarmos ou influenciarmos a população (já não me lembro bem, mas é algo deste género).
É também esta uma das razões pelas quais eu quase nunca leio opiniões de nada a não ser que a) conheça o "opinador" ou o ache interessante ou b) esteja realmente à procura de ajuda para saber se a história/filme/coisa vale a pena (após eu ter feito uma análise do enredo ou o que seja). 

Por isso, amiguinhos das editoras, se querem que eu compre livros não-populares, suprimam as "reviews" múltiplas que em nada acrescentam ao livro, que podemos considerar até como um whoring out the book, e dignem-se a escrever uma sinopse. Porque nem toda a gente liga ao que "está na moda" nem ao que se considera parte da "hype". Okay, obrigada. 

1 comentário:

  1. Hummm... hás-de me dizer a origem deste post! 'Tou curiosa!

    Mas well... só para que saibas e dar-te mais força com este post, desde que soube que "A Floresta Mecânica" de Robison Wells tinha escarrapachada na capa "bla bla bla Best seller new york times" e de o autor ter desmentido isso no seu blog, pois NÃO FOI best seller coisíssima nenhuma - e mais, ter confessado que a editora portuguesa escreveu mal o nome, 'Robinson', nunca mais olhei para o que as reviews internacionais diziam.

    Opiniões leio poucas e só de pessoas em quem confio - tal como tu. E aposto nos géneros que mais gosto: Fantástico, FC, Steampunk, fantasia... um ou outro romance para desenjoar de tantas histórias 'irreais'... and that's all!

    ResponderEliminar