sábado, 8 de setembro de 2012

Na luta pelos passes de estudante

Para quem ainda não se apercebeu, agora das duas uma: ou sois pobres (rendimento por pessoa do agregado familiar tem de ser de 503 euros ou menos, penso eu) e tendes desconto de 25%, ou sois bolseiros ou receptores de algum tipo de apoio social (como eu e muito boa gente que - neste caso, ao contrário de mim - têm um rendimento mensal um nadinha mais alto que 503 euros) e tendes desconto de 60%. Se andarem a estudar, isto é. Tudo isto é muito bonito sim senhora, fiquei feliz por ser bolseira, mesmo que tenha ficado com pena de quem só vai ter 25%, em certos casos. 
Agora, o problema: para podermos usufruir do desconto de 60% temos de esperar que os resultados das bolsas sejam sabidos. Isto é inconcebível! Essa informação só costuma sair 3-5 meses depois do inicio das aulas, ou seja, estão a obrigar os alunos, que provavelmente não têm meios, a pagar um balúrdio em transportes! Porque, mesmo que tenham a certeza absoluta que são e continuarão a ser bolseiros, as faculdades (ou pelo menos a minha) não lhes carimbam o papel, mas calma: esta decisão só foi tomada a seguir a eu conseguir que me carimbassem o papel. 
Isto é, não só tivemos de esperar até ao ultimo dia de Agosto pelas novas leis - o que faz com que tenhamos de fazer tudo "em cima do joelho" se queremos comprar passe para Setembro - mais a falta de comunicação habitual entre CP e faculdade - ou então é apenas problema das senhoras da secretaria da minha faculdade, que parecem nunca saber nada à cerca de nada -, agora a maioria ainda é obrigada a comprar passe sem desconto até que saiam os resultados, porque os espertos da CP só deixaram comprar passes (e só dos sem senhas!! - ou seja nada de CP/metro/carris/vimeca/barco/etc) com desconto no dia que saiu a nova lei e isso foi só ao final da tarde! A não ser que vão tratar de comprar o passe Social +. 
Não se percebe o atraso no lançamento destas leis, não se percebe sequer a possibilidade - com Troika ou sem ela - de cortar nos descontos, sendo os passes caros como são, e sendo a maioria dos alunos inactiva no mundo do trabalho. Já pagamos uma quantia estúpida no que toca às propinas, tendo em conta o funcionamento da minha faculdade (deixa muito mas muito a desejar) se lhe juntarmos o passe, não tenho dúvidas de que há grande probabilidade de este ano existirem muitas desistências e/ou matriculas congeladas por esse país fora.  
Como diria um bom português: é por isto que o país não anda para a frente! 

1 comentário: