terça-feira, 29 de novembro de 2011

Civismo, ou a falta de.

Hoje entrei em conversação, com a minha amiga Rafa, sobre as questões do civismo e como as pessoas conseguem não o ter (ou seja, como conseguem ser incómodas e até porcas às vezes). 
Já sabemos que a sociedade peca pela falta de valores, mas há certas situações que roçam o absurdo! Desde as pessoas que escarram em via pública e estações de comboios, até aos senhores, nada respeitáveis, que ajeitam as jóias de família de forma nada discreta, passando por outras violações da liberdade do outro e enojamento contínuo.
Eu não sou nenhuma princesa mas sempre me ensinaram boas maneiras. Dito isto, não gosto nada, mas nada, de ir a passar na rua, minding my own business, e deparar-me com pessoas a berrar ao telemóvel, pessoas a escarrar, pessoas a atrasar o passo dos outros - típico "passear na avenida" - ou o casual DJ altruísta que partilha os seus gostos musicais com o comboio/autocarro inteiro. Epá, não. Eu sou a pessoa que chega ao ponto de se sentir desconfortável a comer com a própria família porque eles, coitados, fazem algum barulho a mastigar e depois têm de ajeitar a placa dentária e depois há o meu pai que consegue ser um bocadito porquito, volta não volta. Sim, sou uma enjoadinha de primeira. E também não consigo dormir com pessoas que roncam.
De qualquer forma, hoje deparei-me com uma série de demonstrações de má educação:

  1. Estava eu muito bem, já chateada com as quase 10 pessoas à minha frente na fila para o microondas, à hora de almoço, quando vejo um sujeitinho odiável com 3, TRÊS, pizzas de microondas. A santa alminha achou por ventura que, como só há um microondas e como, ao meio-dia/meio-dia e meia, a fila cresce exponencialmente a cada segundo que passa, era sensato monopolizar o microondas por quase 20 minutos. É de toda uma inteligência inatingível. Pelo menos intercalava: 1 pizza, uma pessoa, outra pizza, outra pessoa...
  2. Depois de 40 minutos, quase, e depois de almoçada e no seguimento da minha única aula da tarde, fiquei no bar a estudar, como já é hábito. Há que dizer que haviam imensos lugares livres, no entanto eu devo ter mel porque, por 3 ou 4 vezes, estranhas completas vieram sentar-se à minha beira e fazer barulho. Hmm, eu sei que podia ir para a biblioteca, mas eu até aprecio algum movimento quando estudo, no entanto, não ao meu lado! Como resultado, tive de ler a mesma coisa 5 vezes até conseguir assimilar apenas o artigo que estava a ler.
  3. Bem, como qualquer pessoa, também uso a casa-de-banho. Eu odeio casas-de-banho públicas, mas as do bar da minha faculdade nem são muito más. No entanto, hoje, não só não havia papel em 2 dos 3 cubículos, como no único que efectivamente tinha papel, alguém achou por bem não puxar o autoclismo. Dude, que nojo! Só que quando a vontade aperta...Lá puxei o autoclismo e utilizei um daqueles papeis protectores de assento (thank god for those). 
Mas atenção: Isto tudo numa faculdade! Bem que podemos riscar a ideia de que a gentinha da faculdade é mais civilizada, porque isto só prova que não. 
É que uma vez, a coisa passa, mas as pessoas não admitem a falta de civismo nem que a vaca tussa. Eu não digo que sou pura e imaculada no que toca ao assunto, mas faço por ser. Discretismo, civismo e boa-educação - não é complicado!!
Sem querer ser extremista, sem civismo já temos meio caminho andado para a anarquia, meus amigos. Qual é o beneficio de ser um douchebag?

xoxo

1 comentário:

  1. Não és boa pessoa LOL Ainda hoje sonhei que tinhas feito um post com referencia à mha pessoa LOL

    Mas sabes, eu bem qe estranhei chegar ao pe de ti e tarem 3 gajas ao pe de ti..

    Ah e gostei mto do post :)

    ResponderEliminar